Orientações

Recomendações IMPORTANTES

Preparo Físico e Espiritual para o Ritual com a Ayahuasca:

É sempre bom, quando possível, ir se preparando já nos dias que antecedem, especialmente no dia anterior ao trabalho, mantendo-se em vibrações positivas, cultivando bons pensamentos e sentimentos, se possível frequentando lugares tranquilos e não consumir nenhuma drogas, incluindo álcool. A experiência de grupos ayahuasqueiros dita também que é interessante abster-se de relações sexuais no dia anterior e no dia do trabalho.

Além disso, deve-se evitar ingerir carne (qualquer tipo) e alimentos ricos em tiramina (alimentos fermentados e envelhecidos, queijos maturados ou envelhecidos, fava, doce de casca de banana, extrato de levedura concentrada, chucrute, molho de soja (Shoyu) e outros alimentos ou condimentos de soja, produtos lácteos que não sejam frescos, cerveja mesmo que sem álcool, etc…). Aconselhamos manter uma alimentação leve no dia e não ingerir mais alimentos, apenas água, pelo menos duas horas antes do início do ritual.

Orientações quanto a vestimenta:

Deve-se ir vestido de forma discreta, preferencialmente com roupas claras.

Mulheres: Usar saia/vestido longo (até tornozelo) (é bom usar calça por baixo) e sem decotes e transparências.

Homens: Usar calça comprida e camisa/camiseta (não regata).

O que levar para o Ritual:

Documentos: RG e CPF. Sem esses não será permitida a participação no ritual.

Pode ocorrer de sentirem muito frio, por esse motivo, orientamos a trazerem casaco e manta, podendo trazer travesseiro para conforto pessoal.

Será servido um lanche comunitário após o Ritual, portanto pedimos que cada participante traga uma contribuição, de preferência alimentos mais leves e naturais (frutas, bolachas, sucos)

Sobre o Ritual com a Ayahuasca:

O Ritual tem início às 14:00, no entanto, pedimos que cheguem às 13:00 para preencher a ficha e para ir entrando em estado meditativo. 

A Ayahuasca será servida duas vezes, sendo que na primeira vez é de bom tom e necessário para atingir a abertura de consciência almejada que se comungue dois copinhos de 50ml.  Após comungar o Daime, cada um senta em sua cadeira e o processo é individual, particular. Pede-se que cada participante respeite o processo dos demais, evitando barulhos, não se devendo conversar nem tocar os outros participantes, respeitando o processo de cada um. O trabalho é feito sentado, preferencialmente com as costas eretas. Aconselha-se manter os olhos fechados para maior aproveitamento. 

Em um determinado momento será anunciado que será servido a segunda dose (um copinho de 50ml). Esta dose é opcional e tem por objetivo prolongar o estado.

É comum, no processo dos rituais, o que chamamos de “limpeza”, que é o processo de catarse, de eliminação ou alívio de males físicos, espirituais, emocionais ou mentais, através de vômitos, diarréia, bocejos, lágrimas, etc. Haverá um balde embaixo de cada cadeira onde se pode vomitar. Não há necessidade de vergonha ou constrangimento, a limpeza faz parte do trabalho com Ayahuasca e é uma benção.No momento de “fazer limpeza”, é importante questionar à Sabedoria do Absoluto (Deus, divindades, seu Eu Superior, seu inconsciente sábio, não importa sua crença, pergunte a quem sabe mais que sua consciência limitada e que está acessível nesse momento pela sua consciência expandida). Questionar “O que estou limpando?”. A resposta pode vir de forma bastante clara. 

Pode ocorrer vontade de chorar, rir, bater os pés, estalar dedos, etc… Cuide para não atrapalhar o trabalho dos demais participantes com este tipo de manifestação. Se precisar de ajuda em qualquer momento, para levantar, ir ao banheiro ou tomar água, levante a mão e será atendido por um dos auxiliares no trabalho. 

Após a primeira parte do ritual, serão convidados a ir para fora do local e continuar o trabalho lá (onde será acesa uma fogueira se possível), lembrando sempre que o ritual continua e o silêncio deve ser mantido. Em determinado momento, poderão ser convidados a “bailar” ou perceberão que participantes mais experientes estarão o fazendo. É aconselhável que se “baile”. O bailado é muito útil em ajudar a retornar ao estado natural de consciência, além de ser mais uma forma de catarse e de expansão das emoções positivas e senso de unicidade.

Será servido um lanche coletivo, e após ser anunciado o lanche, já se está livre para conversar, mantendo a discrição e o respeito pela sacralidade do momento e do lugar.

Cada pessoa tem um tempo próprio para retornar seu estado de consciência ao normal e mesmo numa mesma pessoa pode variar muito de um ritual para outro. Os participantes só poderão deixar as dependências do ritual após serem liberados pelo dirigente dos trabalhos, o que é feito individualmente. Não venha ao ritual esperando hora certa para ir embora, pois não há. De uma maneira geral, iniciando às 14:00, a maioria das pessoas estarão liberadas por volta das 20:00. 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

Para aqueles que já preencheram a ficha, qualquer mudança nos dados informados anteriormente devem ser comunicadas antes do ritual, especialmente novos diagnósticos ou medicações em uso.

Celulares e outros aparelhos de comunicação devem ser desligados durante todo o ritual, não devendo de forma alguma ser utilizados durante o trabalho.

Não é permitido portar ou usar qualquer tipo de droga, cigarro, bebida alcoólica no local.

Os Irmãos que fazem uso de medicamentos, principalmente medicamentos controlados, ou que possuam algum problema de saúde, mulheres grávidas e menores de 18 anos FAVOR ENTRAR EM CONTATO CONOSCO ANTES.